Afinal o que é o Vidro Temperado?

A maioria das vezes, quando não trabalhamos com determinados materiais nem sabemos qual a sua função. Muito menos como se obtêm. É o caso do vidro temperado. Quantos de nós já não ouviu falar neste material e não faz a menor ideia de como se obtêm? Vejamos então quais os processos que possibilitam a existência deste material indispensável hoje em dia.

Escadas Vidro Temperado
Apesar do que por vezes se pensa, o vidro temperado não é feito de raiz como vidro temperado. Ou seja, no inicio do seu processo de fabrico é apenas vidro comum. Ele é assim chamado por ser sujeito a um tratamento térmico; o vidro temperado obtém-se através de tratamentos térmicos e/ou químicos com intenção de alterar as suas características originais.

Pelo processo térmico, o vidro comum é aquecido a altas temperaturas (650ºC) à medida que passa agraves de um forno e de seguida arrefecido repentinamente. Apesar de durante o aquecimento haver a possibilidade do vidro partir, se ele aguentar até ao fim do processo passa a vidro temperado e a sua resistência estará aumentada.

Quando o processo para o obter é químico (normalmente quando se trata de vidros com formas complexas) o vidro é mergulhado em nitrato de potássio derretido. Ocorre uma reacção química entre o nitrato de potássio e os óxidos de sódio do vidro que torna este tipo de vidro temperado melhor e mais barato que o vidro temperado que é sujeito ao tratamento comum, o do aquecimento.

Agora que sabe os tratamentos a que é sujeito este tipo de vidro, é altura de saber como isso pode ser benéfico, principalmente a nível das características e novas utilidades para este tipo de vidro. É isso que poderá encontrar no próximo tópico: Vidro Temperado - Características e Utilizações.